ensinamentos

*********
Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: -'Estou apenas fazendo um passeio socrático.' Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia: -"Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz!" - Frei Beto

*********
A marca da sabedoria é ler correctamente o presente e marchar de acordo com a ocasião - Homero

*************
Um eremita estava sentado em meditação na sua gruta, quando um rato se aproximou e começou a roer-lhe a sandália.
O ermita abriu os olhos, exaltado:
- Porque é que me incomodas na meditação?
- Tenho fome! – respondeu o rato.
- Vai-te daqui, ignorante – ordenou o eremita. – Busco a unidade com Deus. Como é que te através a incomodar-me?
- E como é que pretendes encontrar a unidade com Deus se nem comigo consegues sentir-te unido?



*************
Os 3 últimos desejos de Alexandre "O Grande"
Quando à beira da morte, Alexandre convoca seus generais e seu escriba e relata a estes seus 3 últimos desejos:
1 - que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época;

2 - que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...);
3 - que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta a Alexandre a razão destes. Alexandre explica então:
1- Quero que os mais eminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes não têm poder de cura nenhuma perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos, de mãos vazias partimos.

2 comentários:

Luis disse...

O despojamento deixa-nos inteiros.

gostaria de adicionar a sua página ao meu blog e, também usar algumas das suas fotografias nos meus posts, com os devidos créditos.

tabém eu, quanto mais esvazio a minha casa mais me sinto em casa.

Namasté

Luis Martins

Adriano disse...

Parabéns pelo blogue está muito giro e educativo. Vou ser um seguidor assíduo.